Desbravou todo o vale do Rio que leva o seu nomepois na época já não mais existiam as entradas e bandeiras. Onde ele ficou com as terras eram terras férteis cercadas pelo rio e um conjunto de montanhas de outro lado e o córrego di Brás de outro.por isto ele fixou ali além da proteção natural ainda podia ter animais selvagens.
.
.
Veio da
região de Ouro Preto, Ponte Nova incluindo mariana MG.
Zé Pedro era proprietário de uma faixa de terras que
vai do Corrego do Braz até o córrego Bom destino, (Em iúna.do córrego do
Braz até patrimônio do príncipe era da família ribeiro leite. Do patrimônio do
príncipe até a vertente do rio claro era da família Souza leite). No distrito de Vila do príncipe( deixou a inscrição numa árvore, até aqui Chegou José Pedro, de onde deram o
nome do Rio. Villa do Príncipe era rota imperial,esta região se chamava região do Príncipe( O
"corrego" do José Pedro, pertence a Alto Jequitiba e divisa c inclusive em nosso roteiro rural. Já o "corrego" do príncipe fica um
pouco mais distante e pode ser acessado por esta rota.)
Zé Pedro hoje pertence a Alto jequitibá ou Caparaó MG.
Zé Pedro teve
5 filhos.
José Martins Januário_ O Juquinha Pedro.
Antônio Martins Januário
João.
Norberto.
Zeca Pedro.( faleceu em 1860)
Onde vocês conseguiram essa foto? Vocês tem mais relato sobre quem foi foi José Pedro Januário e se ele veio mesmo de Ponte Nova?
ResponderExcluirOnde vocês conseguiram essa foto? Vocês tem mais relato sobre quem foi foi José Pedro Januário e se ele veio mesmo de Ponte Nova?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntre em contato com a gente.
ResponderExcluiripanemacontemporanea@outlook.com
José Pedro Januário nascido por volta de 1848, esta presente na lista de eleitores do Espirito Santo.
ResponderExcluirEm 1878 era residente na Freguesia do Rio Pardo (Iúna), era morador do 3° Quarteirão de Santa Cruz (Irupi), Casado, Lavrador, com 30 anos de idade, sabe ler, renda 200$000, reside em Ribeirão de José Pedro, filho de Pedro Januário do Nascimento.
Pedro Januário do Nascimento também esta presente no censo eleitoral em 1878 => 2° Quarteirão de Santa Cruz (Irupi), Casado, Lavrador, com 54 anos de idade, sabe ler, renda 400$000, reside em Sacci, filho de Manoel Januário Pereira.
Nos livros eclesiásticos da freguesia do Rio Pardo encontramos batismo de Pedro que nasceu no dia 18.12.1874, filho de Elias Gonçalves Corrêa nascido na freg. de São Francisco de Paula (São José das trẽs ilha, Simão Pereira) e Candida Rosa nascida em Ponte Nova, neto paterno de João Gonçalves Corrêa e Carlota Maria, neto materno de Pedro Januário do Nascimento e de Carlota Maria da Luz.
Elias Gonçalves Corrêa => censo da freg. do Rio Pardo do ano 1878, morador do 2° Quarteirão, Casado, Lavrador, com 28 anos de idade, não sabe ler, renda 200$000, Reside em Pouso Alegre, filho de João Gonçalves Corrêa.
João Gonçalves Corrêa => censo da freg. do Rio Pardo do ano 1878, morador do 3° Quarteirão, Casado, Lavrador, com 62 anos de idade, não sabe ler, renda 300$000, Reside em Pouso Alegre, filho de Francisco Gonçalves Corrêa.
Eu diria que José Pedro Januário foi morador das cabeceiras do Rio José Pedro, hoje pertencente a Rio Claro pertencente a Iúna.
Está errado as informações. a foto é do pai do Zeca Pedro. O Zeca Pedro é que é pai das pessoas citadas. O rio José Pedro não tem o nome por causa dele. Sou descendente e também estudioso da árvore ginealógica.
ResponderExcluirSou natural de Lajinha. Gostaria de saber sobre a árvore genealógica do meu pai juvenil sangi e o mau avô paterno LUIZ SANGI. São de cresciúma e Santa Clara. Vieram da Itália.
ResponderExcluirRui Sangi, sugiro pesquisar no site Family Search.
ResponderExcluir