terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ipanema MG

De acordo com a Historiografia  local, José pedro foi o primeiro desbravador a a explorar todo o vale do Zé Pedro(Rio que leva o seu nome). Este acontecimento se deu entre 1820 a 1850.
 Este mesmo desbravador escreveu em um madeiro, até aqui chegou José Pedro, próximo a um lugar denominado Dores do Zé Pedro.
 Em 1873, começaram a chegar para o vale do Rio José Pedro grandes famílias vindas de Capivara(Hoje Palma MG)Banco VerdeMG, Bagres( Hoje Guricema MG). Tendo como destaque a Familia Rodrigues, tendo como lider Francisco ce Asis Rodrigues,acompanhada por outras como as dos Pereira, que tinha como lider Severino Alves Pereira.
 Trouxeram Fortunas, dinheiro,escravos, animais, e cães veadeiros

A quantidade de caça era bem abundante por aqui,destacam se.

 Veados, antas,porco do mato e muitos outros.Por aqui também existiu o macaco barrigudo que era papudo.
 O porco do mato causava grandes prejuizo as plantações daquela época, por isso era caça preferida, também existiu  a Catitu o queixada, Hoje extintos.

A família Rodrigues se estabeleceu  na antiga Vila José pedro( Hoje Ipanema MG)

 Francisco de Asis Rodrigues no Córrego do Ariranha.

Anastácio Rodrigues no Córrego do tabuleiro.

José Rodrigues Teodoro Córregos São Pedro e Santa Clara.
Joaquim Rodrigues de Paula apossou se dos Córregos Desengano e Floresta no município de MUTUM. 

A Família dos Pereiras era liderada por Severino Alves Pereira 

Manoel Alves de Sousa, Serafim Alves de Sousa que até hoje são consideradas uma das maiores famílias das cidades de Ipanema e MUTUM MG.

Estes desbravadores compraram o direito de posse do Tenete Francisco Inácio Fernandes de leão que havia recebido como doação por D. Pedro II todo o vale do Rio José Pedro.


O Distrito policial criado naquela época dando o nome a localidade de Santo Atônio do Rio José pedro e o 1º Sub delegado foi o fazendeniro José Rodrigues teodoro.

 Em 1889 fora criado o Distrito de Paz e Francisco de Assis Rodrigues foi o Juiz de paz daquela época. o 1º casamento civil realizado naquela época foi de José Cândido da Costa com Raquel Felícia da LUZ





Nenhum comentário:

Postar um comentário